BLOG DO DR. LOVE

domingo, 28 de março de 2010

O que fazer se a relação está em crise?

Você e seu parceiro sempre foram muito felizes e tudo até mesmo parecia um conto de fadas. Mas, de repente, com o passar da convivência, vocês começaram a não se entender mais tão bem assim. Chegou a chamada fase de "crise" no relacionamento e nessas horas uma questão que não sai da sua cabeça é o que fazer para poder dar um "chega para lá" nisso?

» O que fazer se ele te deixou?
» Qual a melhor forma de sair de uma crise no relacionamento?
» Chat: tecle sobre o assunto

A psicóloga e neuropsicóloga Adriana Falcão Duarte, explica que geralmente chamamos de crise tudo que sai fora de um padrão ou de uma rotina e que não estamos prontos para lidar com mudanças, até mesmo aspositivas. Para Márcia Corrêa, que também é psicóloga, os relacionamentos passam por crises porque basicamente todas as pessoas mudam todos os dias. "Ninguém nunca é a mesma pessoa do dia anterior e nem sempre as mudanças são melhores para ambas as partes. Daí, começam as divergências", afirma.

Se você se encontra nesta situação em que tudo o que o outro diz parece irritá-la ou então, aquilo que você tanto admirava virou um tormento no seu dia-a-dia, não é preciso se desesperar. Para o psicoterapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Junior, a crise permite uma nova construção, um novo projeto de vida conjunta para o futuro do casal. "É uma possibilidade de os parceiros 'se casarem novamente' e desta vez ser um casamento que sirva para ambos e sobre o qual os dois tenham poder de dirigir", conta Rodrigues.

O psicoterapeuta diz que a melhor maneira de lidar com as fases ruins de uma relação é aprender a administrar as emoções e lidar com elas. "Devemos começar olhando o que precisa ser mudado e o que pode ser aproveitado em um momento de crise". Segundo ele, é preciso ter consciência de que as crises não serão evitadas e por isso, as mudanças devem ser vistas como um novo ânimo para o casal.

Na opinião da psicóloga Márcia Corrêa, sem dúvida o diálogo é a chave da solução de qualquer crise. "A pessoa deve falar o que sente e o que pensa, tanto para criticar como para elogiar. O que o casal não pode fazer é acumular um monte de coisas - o famoso 'engolir sapo' - e falar todas as críticas negativas de uma vez durante uma crise, a exemplo de 'porque naquele dia do ano passado você fez tal coisa'. O casal também deve estar preparado para ouvir, isso é muito importante. Muitas pessoas gostam de falar e não gostam de ouvir", comenta.

Adriana Falcão Duarte ainda ressalta que se não houver respeito, confiança, companheirismo, verdade e sentimento, não existe mais relação. "Às vezes só conversar não basta para sair da crise e, nestes casos, procurar ajuda profissional pode resolver o impasse", declara.

A auxiliar administrativa de vendas Priscila Souza, 24 anos, que namora há um ano e dois meses, diz que a melhor forma de sair de uma crise é ter muita confiança em si mesma e não se desvalorizar. "Aceitar as diferenças de personalidade, evitar arrogância e resolver tudo numa boa conversa são algumas dicas para recomeçar um relacionamento".

Serviço:

Instituto Paulista de Sexualidade
www.inpasex.com.br

Adriana Falcão Duarte - psicóloga e neuropsicóloga
Telefone: (11) 6197-7595

Márcia Corrêa - psicóloga
www.psicomarcia.net

Oswaldo M. Rodrigues Jr - psicoterapeuta sexual
www.oswrod.psc.br

quarta-feira, 17 de março de 2010

Mulheres dizem por que adoram transar com mulheres

Quando o assunto é sexo, não é difícil ouvir que "entre quatro paredes vale tudo". Há quem goste do sexo mais selvagem, outros de preliminares caprichadas e também existem as mulheres que preferem transar com outras mulheres. E elas garantem que a transa é muito mais prazerosa do que com um homem.

» Mulheres dão seis dicas de preliminares aos parceiros
» Angelina Jolie quer fazer mais cenas de sexo com mulheres
» Chat: tecle sobre o assunto

Não são apenas as anônimas que afirmam que o sexo com outra mulher é mais gostoso. A atriz Angelina Jolie, por exemplo, casada com o ator Brad Pitt, é bissexual assumida e já afirmou que prefere fazer cenas de sexo com mulheres porque em um minuto estão se agarrando e, em outro, discutindo sobre promoções e o que vai ficar melhor para sair à noite.

Na opinião da técnica de enfermagem Lya Pinho*, 29 anos, que há dois anos mantém uma relação estável com outra mulher, este tipo de transa é muito mais gostosa porque uma mulher conhece a outra, sabe como e onde tocar, além da sensação que cada toque proporciona.

Engana-se quem pensa que toda homossexual se comporta como homem. Segundo a empresária Mariana*, 26 anos, pode acontecer ou não de uma mulher exercer um papel masculino na relação.

"Pode ser que uma mulher tenha um jeito mais masculino de se comportar na cama, mas também pode acontecer de duas mulheres super femininas transarem", afirma Mariana. "Com relação à penetração, não é preciso um pênis de verdade, já que existem muitos 'apetrechos' utilizados para isso, além de diversas partes do corpo, a exemplo dos dedos", acrescenta.

A jornalista Gisela*, 23 anos, acredita que a penetração é o ápice do sexo heterossexual e não entre duas mulheres. "Entre mulheres, o que vale mesmo é a criatividade. A penetração pode ocorrer de formas variadas, como também pode simplesmente ser eliminada. Isso varia muito de casal para casal, de mulher para mulher. Muitas mulheres se satisfazem realizando apenas aquilo que, no sexo heterossexual, não passariam de preliminares", diz.

De acordo com a estudante Valkiria*, 21 anos, que namora há 1 ano com uma mulher, uma das maiores vantagens de fazer sexo com uma parceira é ter um relacionamento com mais carinho e compreensão. "Além disso, o orgasmo é muito mais sincero e a transa é muito mais suave, sem contar que são duas esculturas sexuais em cena, o que acho que também desperta o desejo de muitos homens", brinca.

Veja 10 vantagens do sexo entre duas mulheres na opinião delas
1. Um bom sexo oral
2. Mais carinho e compreensão na hora da transa
3. Orgasmos menos forçados
4. Mais criatividade, já que a penetração não é o ápice do sexo
5. Não ter preocupação com gravidez indesejada
6. Saber onde e como tocar
7. Poder ter as mesmas sensações e se colocar no lugar da parceira
8. Entender muito melhor as necessidades e desejos da outra
9. Mais facilidade em detectar fingimentos, já que as reações do corpo são parecidas
10. Não ter medo de novas experiências

* Nomes fictícios a pedido das entrevistadas
Redação Terra

quinta-feira, 11 de março de 2010

O que vcs acham de trocar uma relação com estabilidade financeira por um amor que jamais senti por alguem?

Na vida surgem situações que, as vezes, estão acima nas nossas forças e possibilidades. São as chamadas missões que recebemos para cumprir aqui.
Porque? Não sabemos.
Mas fique certa de que elas têm uma finalidade maior, que exigem de nós renúncias, sacrifícios, sofrimentos. Parece que temos que resgatar alguma coisa que deixamos no passado remoto dessa vida ou de outras vidas, das quais nada sabemos e de nada lembramos.
Você é casada, tem 4 filhos, uma vida estável e, não se sabe porque, surge uma pessoa dessas, também casada, que lhe arrebata o coração, sem que tenha você feito nada para que isso acontecesse e vira sua existência de cabeça para baixo. Está, aí, estabelecido o dilema, aquela dúvida atroz que nos atormenta pelos dias e noites do tempo.
Talvez, esse amor tenha vindo como uma prova para vocês, para verificar se vocês sucumbem ao egoismo ou se serão fortes o bastante para não trazerem sofrimentos aos entes queridos que vocês mesmos colocaram nesta vida e aos seus parentes queridos que não merecem essa frustração e essa tristeza.
Esteja certa, que essa situação não é vivida somente por vocês. Milhares de pessoas, pelo mundo afora, passam ou já passaram por essa mesma dúvida, esse mesmo dilema. Vocês não estão sòzinhos e o mais importante de tudo isso é a decisão que cada um tomou, pois qualquer que seja ela, cada um colherá as consequências do que fez..
Vocês devem pensar bem no que irão fazer, para não colherem do amargor eterno dessa árvore que aparenta ser saborosa, mas que, na verdade, trará muito sofrimento a você próprios e, principalmente, aos seus filhos.

A Arte da Sedução: Ninguém faz tão bem Quanto as Mulheres

As Mulheres, mesmo depois de todo o Avanço Social e Sexual, ainda mantém o terrível medo da Rejeição
As mulheres, durante os últimos anos evoluíram muito no contexto social/sexual. Hoje em dia, elas equiparam-se profissionalmente aos homens. Sexualmente também estão muita mais avançadas comparando-se com o que era a alguns anos atrás. Hoje em dia, estão muito mais liberadas sexualmente, o que traz algum temor para grande parte da classe masculina.
Porém tinha que existir algum ponto que as deixassem tão diferente do ser masculino. O medo da rejeição, principalmente da rejeição sexual.
As mulheres parecem sentir pavor de que seus parceiros possam sentir algum desinteresse por elas.
Os homens já estão acostumados a receberem "nãos" a todo momento, embora de formas disfarçadas. "Estou com dor de cabeça", "estou com cólicas", "estou com sono" e por aí vai.
Acredito que no caso do homens, estes devam preocupar-se apenas com a constância destas negativas.
No que diz respeito às mulheres, estas jamais recebem "nãos", ou algumas das desculpas características delas, pelo fato de como expressam seu desejo de fazer amor. Muito diferente do sexo masculino, que já chega sem rodeios, chamando deliberadamente para o ato sexual.
A mulher criou alguns "truquinhos" para este momento. Se der certo, "tudo de bom", se não, pelo menos não receberam um fatídico não.
Na maioria das vezes a "insinuação" já o bastante para carregar seu parceiro para a cama.
Em alguns momentos que exigem técnicas mais apuradas, elas apelam de formas explícitas, vestindo-se de modo sensual, outras vezes fazem carícias gratuitas nos parceiros, até as que vão mais além, fingindo pegar algo no chão à frente do parceiro, deixando premeditadamente à mostra uma das mais belas partes da sua anatomia.
Desta forma, usando destes artifícios, elas esquivam-se do risco do "não", o qual ainda não conseguiram superar.
Ainda bem, porque talvez não fosse tão convincente uma bela dona, rispidamente te fazer oralmente tal solicitação:
- Vêm! Vamos lá!

Sexo: Assunto preferido das Mulheres

As mulheres, com algumas exceções, é claro, preferem sexo, como assunto de qualquer conversa corriqueira, salvo às vezes, quando não estão acompanhadas pelas colegas, ou seja, do mesmo sexo.
Quando alguém vê duas ou mais mulheres conversando, principalmente se a conversa parecer estar animada, pode ter certeza do assunto: É sexo!
As mulheres são realmente diferentes em termos de gostos. Mulheres não gostam de futebol, se não tiver, por algum motivo ligado à sexo. Mulheres não gostam de política, e sim do teor sexual que o poder carrega. Mulheres não gostam de corridas de carros, de games, de corridas de cavalos, se no final dessas, que são categorias que nós, com apenas algumas diferenças de prioridades entre as categorias, colocamos-nos como fundamentais passatempos, não as levarem para a cama.
As mulheres são diferentes no que diz respeito a sexo, apenas pelas posturas diversas:

  • Têm as despojadas de meios termos, vão direto ao ponto quando querem um encontro sexual;
  • Têm as intelectuais, que em seus elaborados modos de pensar, vez por outra usam o sexo como meio de inspiração;
  • Têm as recatadas, que parecem até abstenças, celibatas, porém em sua mente calma e tranquila, o sexo ferve no seu íntimo.

Porém, não pode-se dizer com isso, que as mulheres são seres de mentes promíscuas, que são devassas por natureza. Não, não é isso. A verdade é que sua mente materna, não as deixa se distanciarem de suas verdadeiras razões de existência. São apenas seres que por força da natureza, inspiram, respiram e exalam sexo.

O Que as Mulheres Não Gostam na Hora do Sexo

O que dizem as Mulheres sobre como não Gostam de serem Tratadas no Relacionamento Íntimo


Em depoimentos colhidos de 35 mulheres de classe média, elas deixam bem claro o que não gostariam que acontecesse na hora "H".
As mulheres responderam à seguinte questão:
"O que você mais detesta em seus parceiros na hora "H"?
Nas suas respostas lhes foram solicitadas que fossem breves, não necessitando muitas explicaçães adicionais.
Desta pesquisa resultou o seguinte:

O que Você mais Detesta em seus Parceiros na Hora "H"?

  • A maioria das mulheres entrevistadas responderam que detestam homens que ainda na hora da conquista, se sentem o Dom Juan, tipo "Essa tá no papo", porque desestimula toda a fantasia da conquista;
  • Muitas deixaram claro que não gostam lhes que enfiem a língua em seus ouvidos, já lhes bastam algumas mordidinhas leves em seus lóbulos;
  • Uma grande parte das mulheres afirmaram que não gostam de atitudes indecisas, aqueles que não sabem se querem, se não querem, quem sabe…;
  • Outras tantas informaram que detestam, a ponto de desistirem, de homens que exalam odores fortes, ou que tenham mau hálito;
  • As mulheres disseram que gostam do tímido, mas não do inoperante;
  • Mais de dez mulheres afirmaram que ficam descontroladas, perdendo todo o desejo momentâneo, quando o parceiro a chama por outro nome;
  • Outras tantas disseram que detestam que lhes tratem como "santinhas", com tratamentos respeitosos em demasia;
  • Poucas entrevistadas afirmaram que não gostam que lhes chamem de termos chulos como "cachorra", "vagabunda", "messalina", etc.;
  • Muitas afirmaram que não gostam de homens cheios de tabus, de restrições, fazendo amor do tipo "papai-mamãe;
  • Por outro lado, muitas disseram que ficam encabuladas com fantasias bizarras, tipo animalescas;
  • Mais de 50% das mulheres são convictas ao afirmarem que não gostam de homens maltrapilhos, sem cuidado com a própria aparência;
  • Muitas afirmaram não gostarem de homens com pênis exagerados;
  • Grande parte das entrevistadas disseram não apreciarem sexo anal;
  • Algumas das entrevistadas comentaram que não gostam de parceiros que às indagam, logo após o ato, com a famosa expressão: "foi bom pra você?", quando deixam transparecerem que não estão preocupados com ela e sim com a sua performance.

Afinal, percebi que entre as mulheres há muitas discordâncias de gostos. É um estudo que tem que ser muito mais aprofundado.
O que fica de concreto é que no trato com elas, os homens têm mesmo que ter muita sabodoria para conectar-se aos seus anseios e às tratarem como cada uma deseja que o façam.

Dicas de Internet : MULHERES - DIFICULDADE COM O ORGASMO

O Sexo das Mulheres

Por que algumas mulheres têm dificuldades em atingir o orgasmo através da penetração vaginal, atingindo-o somente com a estimulação clitoriana?
A genitália feminina, assim como a masculina, é mais sensível a medida que se "distancia" do nosso corpo. Isso equivale a dizer que para os homens há uma sensibilidade maior na ponta do pênis, e vai diminuindo a medida que se aproxima da raiz do mesmo, ocorrendo igualmente com as mulheres.
As ramificações nervosas encarregadas do prazer feminino, situam-se principalmente no clitóris (parte mais externa), e vão perdendo sensibilidade à medida que se aproximam do interior da vagina. Digamos que "quanto mais interno", menor a sensibilidade e "quanto mais externo", maior a sensibilidade.
A sexualidade feminina é muito mais complexa que a masculina. Evidentemente, a pergunta de um milhão de dólares é: "Por que as mulheres desejam a penetração, se com a estimulação clitorial desfrutam mais?" Aqui intervém a subjetividade de cada mulher, "necessito senti-lo dentro", responderam. A penetração, tem sobre as mulheres um componente afetivo/emocional de difícil compreensão para os homens.
Com frequência tem se relacionado a carência de orgasmo vaginal com a imaturidade, mas cada vez mais psicólogos não concordam com esse aspecto.
Existem explicações neurológicas para a falta de sensibilidade vaginal: trata-se de um problema de sensibilidade nas ramificações nervosas. Há ainda outras explicações psicológicas ligadas à aprendizagem do prazer, além de explicações mais profundas, mas inconscientemente ligadas à subjetividade de cada mulher.
Certamente a porcentagem de mulheres que não conseguem o prazer orgásmico através da penetração é altíssimo, sem que isto tenha que ser visto necessariamente como um problema. A sexualidade é, quem sabe, o item mais peculiar da conduta humana, onde não há normas nem pautas.
Finalmente, muitas mulheres relatam que o orgasmo via vaginal é possível na medida que ocorra por sua vez, a fricção do clitóris.

Como fazer uma Mulher Delirar na Cama

Se a comunicação entre homens e mulheres já é complicada no dia-a-dia, imagine entre quatro paredes, quando o blá-blá-blá é o que menos importa. E aí, meu caro, haja paciência para adivinhar o que está ou não agradando na cama - isso, claro, considerando que você ainda não levou um belo pé no traseiro em resposta ao desempenho amador.
É, as mulheres são cruéis. A não ser que estejam muito apaixonadas, dificilmente vão te dar uma segunda chance se, na estréia, você não conseguir gerar níveis apocalípticos de prazer. Ficou tenso?
Não precisa. Minha Vida reuniu um time de moças muito bem resolvidas na cama e perguntou o que não pode faltar numa transa inesquecível. O bate-papo rendeu dezenas de dicas quentíssimas, que você confere a seguir.

  • Massagem é uma delícia, mas detesto ter que pedir. Gosto quando ele me vira de costas e começa fazendo carinho no pescoço, com as pontas dos dedos e, aos poucos, vai usando a mão toda para massagear toda a parte de trás do meu corpo.
  • Adoro sentir a língua do meu namorado, passeando por todo o meu corpo. Saber intercalar movimentos suaves a outros mais rápidos é fundamental.
  • Um elogio, feito na hora certa, acende qualquer transa. A gente fica horas pensando na lingerie que vai usar com o cara, elogiar é o mínimo que ele pode fazer.
  • Tomar a inciativa de apagar ou diminuir a luz é legal, principalmente no começo. Fico mais à vontade e consigo me envolver melhor. Sei que os homens preferem transar com as lâmpadas acesas, então valorizo quando algum deles presta atenção e cede para me agradar.
  • Fazer surpresas é sempre divertido. Gosto quando ele oferece algum acessório para a gente usar, juntos. Mas isso tem que acontecer sem pressão, já teve situações em que recusei o brinquedinho que ele inventou de comprar.
  • Homem tem que ter pegada e saber o que está fazendo. Perguntar se pode tirar a blusa, se pode pôr a mão aqui ou ali azeda completamente o clima.
  • Cama? Haja paciência para ficar só por ali. Gosto quando meu namorado toma a iniciativa e propõe uns lugares ousados para a gente ficar junto.
  • Ter criatividade na hora de colocar a camisinha é muito legal. Já fiquei com caras que fingem não lembrar dela e eu tenho que perguntar se ele tem. Isso corta o barato. Seria muito mais legal ele pegar e me convidar para colocar junto com ele.
  • Língua e dedo formam uma combinação mágica. Mas o cara precisa ter paciência e entender os exercícios como um aquecimento. Como todo preparo, só indo com calma para fazer efeito sem machucar.
  • Uns bons apertões no bumbum e nos seios são uma delícia. Mas cada um a seu tempo, sem parecer que você vai virar fumaça daqui a pouco. Os dois precisam curtir os amassos.
  • Mulher sofre para fazer depilação, os caras deveriam seguir o exemplo e, pelo menos, dar uma aparada nos pêlos. Adoro quando percebo que ele tomou esse tipo de cuidado.
  • Interromper tudo para ir ao banheiro é o fim do mundo, eles precisam entender que demoramos para pegar embalo. Por isso, é melhor aproveitar a temperatura mais caliente.
  • Quando o cara conhece umas posições diferentes e ensina como ficar nelas, acho o máximo. Sinto segurança e me entrego completamente.
  • Perco os sentidos quando meu namorado me coloca de costas e começa a dar uns puxõezinhos de leve no meu cabelo. Mas tem que ter cuidado para não me deixar com dor-de-cabeça.
  • É muito gostoso quando ele começa a falar umas bobagens no meu ouvido, principalmente quando eu tenho que responder, seja com palavras ou com algum gesto.
  • Deixar umas bebidas à disposiçã é muito bom. Às vezes, estou me sentindo meio travada e, basta tomar uns goles, que tudo se resolve.
  • Fico excitada quando ele dá um jeito de me irritar, criticando alguma coisa que fiz ou reclamando do tempo que demoro para me vestir, por exemplo. A gente briga feio e, de repente, ele me agarra e tudo se resolve.
  • Pequenas mordidinhas, em lugares onde não consigo enxergar, me deixam louca. Atrás da coxa, no bumbum e nas costas, perto do ombro, são meus lugares favoritos.
  • Adoro quando ele esfria a boca com umas pedras de gelo e, depois, vem me beijar. O choque de temperatura entre minha pele e a língua dele me deixa toda arrepiada.
  • Gosto quando ele faz mil peripécias nas preliminares e, depois de abusar da criatividade, coloca uma venda nos meus olhos e me obriga a ficar quietinha, esperando que ele tome conta da situação.
  • Uma vez, meu namorado amarrou minhas mãos e não me deixou fazer nada, nem tirar a roupa. Ele fazia tudo bem devagarinho, demorando uma hora para abrir cada botão da minha blusa. Nem preciso dizer que, quando não restava mais nada e ele me soltou, parti para cima com o maior tesão do mundo.
  • Escolher a música certa é aposta garantida para um clima fervilhante. Mas nada daquela chateação de ficar trocando o CD ou pulando os arquivos, o cara precisa pensar nisso tudo antes e já montar uma seleção na ordem correta.
  • Esquentar o clima numa banheira com água bem morninha é muito bom. Ajuda a relaxar e transforma até um papai-e-mamãe numa brincadeira superinteressante.
  • Ganhar carinho depois de tudo é muito bom, fico me sentindo querida e ainda mais desejada. O cara mostra que não é homem para uma noite só e isso me incentiva a pensar em maneiras de incendiar nossas ficadas.
  • Adoro usar espartilho, porque me sinto mais sensual. Acho incrível quando meu namorado vai tirando cada peça e comentando, no meu ouvido, como fico bem com elas.
  • Com as luzes totalmente apagadas, enlouqueço quando ele resolve brincar de esconde-esconde. No nosso jogo, quem conseguir encontrar o outro tem a direito a fazer um pedido que será atendido imediatamente.
  • Joguinhos de sedução sempre me deixam mais acesa. Às vezes, marco de sair com meu namorado e, durante o caminho, ele fica me mandando mensagens picantes pelo celular. Na maioria das vezes, demoramos um pouco para pôr os pés fora de casa.
  • Fomos jantar na casa dos pais dele contra minha vontade, porque detesto minha sogra. Mas, mal sabia, que ele tinha me reservado uma surpresa. No meio da noite, demos um jeito de escapar para o quarto que era dele na infância. Lá, ele tinha montado um esquema genial, com um monte de flores espalhadas na cama e no chão. Acho que nunca senti tanto apetite na minha vida.

Homem mais Velho, mulher mais nova ... É ♥ Eterno

Qualquer leigo em Psicologia já sabe que o homem só está completamente formado organicamente e psicologicamente depois dos 30. A mulher no entanto, já é adulta na faixa dos 20 anos.
Então fica fácil chegar a semelhante conclusão: Homem mais velho, mulher mais nova, é amor pra sempre.
Fazendo aqui exemplos comentados, se um casal, digamos começa um romance ambos com 20 anos de idade, a mulher já tem pensamento e interesses adultos, ao contrário do seu parceiro que ainda pensa como um moleque, imaturamente falando, ainda náo leva a sério responsabilidade adultas.
Eles podem até chegar ao casamento, pois o amor nesta idade é febril, só que logo aparecem incompatibilidades entre ambos, é claro que com algumas exceções. Se passarem da faixa etária dos 20 anos, quando o homem realmente se tornará um adulto, então a mulher já está um pouco "passada" para ele, desenvolvendo muitas vezes comportamentos de adultérios por parte do homem.
Portanto, são desnecessários estudos científicos para este assunto.
O homem de 30 encaixa perfeitamente nos anseios de uma mulher de 20, no que tange ao seu comportamento sexual e moral, e a mulher de 20 por sua vez está no momento máximo para os desejos de um homem completamente formado em todos os seus aspectos.
Isto seria o correto: o relacionamento homem/mulher destas faixas etárias (30/20), porém, o amor, único motivo pelo qual se trabalha, se faz guerra, se mata e se morre, não dá chance ao raciocínio calculado, não dá chance a paz e o sossego, chega sempre queimando tudo, torrando a mente até dos que costumam premeditar e calcular, tornando-o vulnerável aos impulsos desse sentimento nobre e ao mesmo tempo fatal.